segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quando não há inspiração para escrever, espera-se com carinho que ela volte.
Uma boa semana para todos!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ai ai...

Há manhãs que rejuvenescem o espírito. Pedaços de momentos que nos enchem a alma, preenchem o humor.
Principalmente quando o sol brilha lá fora. E o janelão do quarto está escancarado. E se ouvem os eléctricos e as andorinhas. E comemos pão acabado de cozer. E bebemos um balde de café fresco. E olhamos para o lado, e está lá ele, todos por inteiro só meu, todo ele maravilhoso, todo ele a minha razão de viver...
Ah vida boa! Que se dane o Sócrates, hoje estou feliz!


terça-feira, 25 de maio de 2010

Este post só faz sentido depois de lido o anterior

Em correcção ao post anteiror, e desde já as minhas sinceras desculpas ao Sr. Talvez Inginheiro Sócrates, venho por este meio anunciar a causa (LOGICO que havia uma causa, quem sou eu para difamar os nossos ilustres líderes?!) do aumento de 25% para viagens e transportes para os senhores deputados: "O ministro da Economia, Vieira da Silva, admitiu hoje um aumento dos preços dos títulos dos transportes públicos, dado estarem congelados há dois anos. É o segundo governante a avançar a possibilidade depois do secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca.(in www.sapo.pt)
(Mão a bater na boquinha repetidamente: por mea culpa, mea tão grande culpa) Tata malvada!

Atenção que se há coisa que não sou é comuna

(nada contra os comunas, nova adenda)
Então vamos lá todos a prestar atenção a esta notícia:
Deputados vão receber mais dinheiro para viagens e transportes
A crise parece não ter chegado à Assembleia da República. Só para transportes os deputados irão receber mais 25% do que em 2009, ou seja, mais 780 mil euros do que no ano anterior, avança o Correio da Manhã
(Pausa de breves minutos.
Inspira.
Expira.)
- 'Tão mas que merda vem a ser esta meu cabrão? (isto é a Tata aos guinchos na Assembleia dos Tristes para o Filósofo Rabeta - o Sócrates).
Epa, já percebi que estamos mal, ok. Até assumo que a culpa não é toda tua, meu paneleiro, que na Europa toda está um pivete a crise que tresanda. Já vi o horror que aconteceu na Grécia, tudo à batatada, fogo posto, malta assassinada, com o fim de determinadas regalias.
Tudo bem.
Até aqui a Tata não é estúpida e percebe que efectivamente são necessárias medidas extremas para ver se não nos afogamos todos de vez. Tata até rasga os folhetos sindicalistas, todos eles besuntados de uma raiva antiga contra os ricos.
Agora calmex aí!! Então quer dizer, vamos pagar mais de IRS, receber menos (eu nem recebo PAGO, que até ando de lado), para estes cabrestos andarem a tirar cursos de "Como-ser-bom-líder-num-país-da-tanga", ou para melhorarem o nível das limusines com que se deslocam, eles, e as secretárias deles, ou para acrescentar 4 dias de estadia num hotel 15 estrelas com tudo incluido após uma visita estatal a Cuba?!?!
Olha mano, comer na peidola é o que te digo!
Vou mazé pó campo, virar hippie, semear batatas e passear ovelhas.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Caracóis com vinho branco é como... Feijoada com leite

Anteontem fui a casa do pai. Stop. Mano saiu mais cedo porque não aguentava de saudades minhas. Stop. Estava um calor do camano. Stop. Eu e mano nem pensar de ficar em casa. Stop. Com tanta esplanada por aí. Stop. Vamos ao tasco comer caracóis. Stop. E jola. Stop. E tremoços. Stop. Heis se não quando tata vê pequena tiazoca. Stop. Numa de "ai que máximo vou-me integrar com o povo". Stop. Depois de tentar pedir sushi, carpaccio e outras coisas que tal. Stop. Lá se mentalizou que só podia mesmo comer caracóis ou torresmos. Stop. "É a escolha menina". Stop. Tata observa o momento. Stop. Toda ela nervosinha com o aspecto da coisa. Stop. 'Quim da tasca pergunta se "vai uma loira geladinha". Stop. Tiazoca não entende e pede carta de vinhos. Stop. E não é que. Stop. A gaja me vai mamar caracóis. Stop. Acompanhados com torradas e vinho branco???STOP???
Nem todas podem ter a minha pinta de ter imenso estilo a curtir o castiço. É a vidding.
Stop.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pimentas desta vida, que é como quem diz eu AMO o meu pai!

Recebo um sms.
Paizão Vodafone: Pode ligar casa
Que é como quem diz: Olá querida, pode-me ligar cá para casa daí do trabalho?
Tata percebe sms e liga.
- Olá querido!
- Olá. (ronco de stress)
- Então, está tudo bem?
- (Ronco de stress) Sim, está tudo na mesma. Olhe, não lhe respondi à mensagem de ontem porque só a vi ontem à noite. (ronco de stress, aumenta ligeiramente o tom de voz e dá-me ideia que deixou de respirar desde aqui até ao ponto final desta frase) Dasssse que ia morrendo ontem, já não aguento este calor, tive que ir ao dentista pôr a merda dos dentes, que aquele estúpido, paguei-lhe para lá de uma fortuna, e aquela besta perdeu-me a merda da chave para desaparafusar os dentes, se um dia o cabrão resolve fugir pó caraças eu lixo-me e não consigo tirar a porra dos dentes (aumenta um pouco mais o tom enquanto eu torço-me em esgares em pleno open space e solto uns hum hum's), cheguei lá parecia um leitão suado que esta porra não dá para acreditar, e como estava que nem conseguia respirar pus-me debaixo da merda do ar condicionado que estava GELADO (aumenta definitivamente tom de voz, colegas olham porque ouvem através do telefone) ESTIVE HORAS À ESPERA, DEPOIS LÁ ME CHAMOU AQUELA BESTA ESCAVACOU-ME A BOCA TODA, SAÍ CHEIO DE DORES DE DENTES NÃO CONSEGUI APANHAR UMA PORRA DE UM TAXI TIVE DE VOLTAR DE METRO, UM CALOR QUE NÃO SE AGUENTA, NEM CONSEGUIA RESPIRAR CHEGUEI A CASA TIVE DE ME ENFIAR NA BANHEIRA COM ÁGUA GELADA E IR PAERA A CAMA PORQUE COMO PAREÇO UM BISONTE GORDO OS MEUS JOELHOS NÃO AGUENTAM E ESTAVA COM UMA DORES QUE PARECIA QUE UM DEMÓNIO HISTÉRICO ME ESFREGAVA BRASAS DAS COSTAS ATÉ ÁOS JOELHOS, TOU MESMO TODO FODIDO E VELHO DASSSE!
Eu rio-me sem emitir sons. Mas tenho plena noção que estou absolutamente roxa.
- Por isso olhe, não lhe respondi à porcaria da mensagem (que dizia bom dia paisinho adoro-o!)
- Está bem pai não faz mal, querido.
- E JÁ VIU ESTE CABRÃO DESTE SOCRATES???????
(Esta parte da conversa conto noutro dia qualquer que agora tenho de ir trabalhar)
(Mas basicamente o que eu queria dizer era... o meu pai é on melhor do MUNDO!!!!)
Estou numa felicidade que não me aguento... 10 seguidores e 2800 visitas (sendo que apenas 2000 são minhas...).
Obrigada leitores! Que emoção! Snif...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Eu estou a tentar concentrar-me, juro. Mas é que fecho os olhinhos por breves segundos e só consigo ver a tata de biquini mais o deus grego de fatodebain (ai jasus) e o bujix de tanguinha a correr pela praia fora...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lei do mais feliz

Nos dias que vivemos existe uma cultura ao riso. Passamos da lei do mais forte para a lei do mais feliz. Está estampado em 10001 outdoors, passa de 12 em 12 minutos na televisão, em cada série, em cada anuncio, em cada filme.
Temos de ser bem sucedidos, temos de passar férias no exterior, temos de ter quarto de visitas em casa, lareira, cozinha equipada, colégio a cima dos 500 euros mensais para as crianças. Temos de ser magros, bonitos, bem vestidos, cultos e interessantes. Temos de transbordar alegria, saúde e bem estar.
Começa a fazer falta uma homenagem ao triste. O direito à lágrima. O tempo para sentir. O preconceito contra a tristeza inunda a nossa vivência, e de repente perdemos todos o direito a chorar sem recebermos de imediato a etiqueta de "depressivos". A tristeza é a lepra dos meus dias.
Mas eu continuo a achar que só pode ser verdadeiramente feliz quem já sentiu a tristeza. Só podemos saborear de forma plena o sorriso, se nos dermos o direito a chorar quando preciso. Se não rir não sabe a nada. Aliás, sabe. Sabe a lágrima entalada.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Voltando às hormonas histéricas

Estou com medo... Muito medo.
Este fim de semana vamos para Coimbra, mas especificamente para uma terra chamada Caruncho (sim caruncho) com os amigos.
E agora voces perguntam: e???
E eu digo, e nada, até aqui tata está contente.
Ora bem, ao que parece saimos daqui amanhã à noite depois da malta toda sair do trabalho.
E vocês põem-se todos com ar de censura: ai pah, oh tata que paneleira! Tens medo de andar de carro à noite tomas um Xanax!
E eu digo, EPA CALMEX, dasssssse, xalá acabar!
Bom continuando. Então lá vão os jovens todos contentes para o Caruncho (sim caruncho), com as malas cheias de vinho, e tal. Boa disposição, perspectiva de descanso total, e... PARA TUDO (diz o deus grego da tata). Descansar??? Deves! Sábado toca a levantar a peidola da cama as 8 da manhã, rumo a um riacho qualquer para irmos todos fazer canoagem! eba! oba!
E a tata fica assim verdusca a olhar. Como? Eu? De colete? Dentro de uma canoa? Sem tabaco? Feita louca a descer uns rápidos? Eu? Que não consigo saltar ao pé cochinho que caio redonda no chão? Que levanto a carteira do chão e fico absolutamente esbaforida e sem fôlego? EU????
É. Eu. A própria da tata. Vai morrer afogada no Sábado. E era isto.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

E depois dizem-me assim: "Ah, não te sabia tão católica..."
E não sou... de facto não sou. Posso dizer que tendencialmente é para lá que me inclino. Mas assim católica mesmo, não posso dizer que sou.
Tenho fases na minha vida que sinto um vazio enorme. Um vazio sem explicação. E nesses momentos invejo a minha avó, que diz ter superado a dor de uma filha 5 anos no Caramulo com tuberculose, e de um filho meses a fio em coma, graças à fé que lhe enche o coração. Uma fé racional. Racional porque ela nunca achou que foi Deus que fez prilimpimpim e os levantou da cama. Mas foi o que ela tinha dentro de si que lhe deu forças para ser mãe com "M" grande naqueles momentos difíceis. Foi o não ter desistido nunca. Foi a entrega incondicional "àquilo que Deus quiser".
E é precisamente esse sentimento que às vezes sinto falta. Assim às vezes.
Não, não vou à missa todos os domingos.
Não, não rezo todas as noites.
Não, não me confesso nem uma vez ao ano.
Mas ontem, sozinha naquele Terreiro, cheia de calor, sem rede de telemóvel para encontrar a minha mãe, num recinto que de repente fecharam, o meu coração balançou quando o Papa entrou e toda aquela multidão ergueu as bandeiras em busca de uma esperança perdida.
E não, não foi fé que senti. Foi vontade de a ter.

terça-feira, 11 de maio de 2010

E ainda a propósito de fé...

Hoje vou ver o Papa. Pois é. Para grande espanto da população moderna aqui a ordinarona da tata vai ouvir o Papa.
Porque é feio julgar-se uma pessoa pela fronha que Deus lhe deu (uma mania que eu tenho mas que de facto só me posso dar a esse luxo porque sou muita gira).
Porque com crise ou sem crise, a fé é algo indiscutível e merecedor de respeito alheio.
Porque acho feio ir distribuir-se preservativos em plena missa, assim como acho feio mostrar-se as mamas nas praias do Irão.
Porque acho bonito ver tanta gente junta pelo mesmo motivo (e benzadeus, que não a porra do futebol).
Porque é a caminho de casa.
Porque a minha fé há muito que está em crise. E não custa nada ver se a encontro.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ainda dizem que há falta de fé neste mundo

-'Mor cheguei!!!! 'Mooooooooooor! Ai que saudades nãoi aguentava mais as bombas e tiros e.....
(Choro de bebé)
- 'Mor?..... KÉISSOMAN?
- Calma, eu posso explicar...
- Mas mas.... Eu estive UM ANO FORA! UM ANO! E... pera... É impressão minha ou o puto é molatinho?.... COMO É QUE FOSTE CAPAZ? COMO É QUE É POSSÍVEL? SABES O QUE PASSEI NO IRAQUE?
- Calmex, não berres olhó menino.... Nem posso acreditar que estás a desconfiar de mim, eu, EU, a tua mulher, que só tenho olhos para ti meu amor.... (queixo treme, ar indignado de fêmea, como só elas sabem fazer)
- Não chores... Sabes que não te posso ver chorar... Mas... como é que explicas isso?
- Como é que explico??? COMO É QUE EXPLICO???? Como é que TU, sim tu que deves ter andado no bem bom sozinho um ano, DUVIDAS DE MIM que nada mais fiz este ano a não ser rezar para voltares?? HEIM?BUÁÁÁÁÁ!
- Espera 'mor, não chores...
- BUÁÁ!!! Sou uma miserável!!!! A minha mãe bem me avisou...
- Desculpa mor... desculpa, vá lá... Explica lá, desculpa tens razão, nunca mais duvido de ti..
- Mas não é mais do que evidente (soluço mega dramático)? Então, snif snif, eu estava cheia de saudades tuas 'mor, snif snif, e então as minhas amigas que, coitadas, estavam preocupadíssimas comigo porque eu nem saía da beira da tua fotografia, snif snif, e tu ainda duvidaste de mim, nem posso crer... (mega soluço, marido baixa o olhar embaraçado). Adiante, não sei se mereces explicação, mas não vou sujar o meu bom nome!
- Desculpa 'mor...
- Bom, então elas levaram-me a ver um filme porno, a ver se me animavam, eu nem sabia o que era, achei que era uma comédia romântica, mas não. Uma badalhoquice! E o mal é que era a 3D! Era tão real mas tão real, que a meio tive de sair. Então, passado um mês comecei a ficar mal disposta, e olha! Não é que engravidei????????
(agora a tata vai citar, até aqui foi imaginado, o discurso apenas, que a história essa é mais que verdade!)
"Não vejo porque desconfiar dela. Os filmes em 3 D são muito reais. Com a tecnologia de hoje tudo é possível" - o corno manso
Ah pois é bebé! Ainda vão processar a industria porno, ficam ricos, e o mito de que o mundo perdeu fé vai c'o galheiro!!! Não acreditam? Ora toca a clicar aqui

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Adeus Mundo

Tenho cá para mim, e aqui que ninguém nos ouve, que o mundo 'tá para acabar... Cheira-me. Mais dia menos dia, puft, lá vamos todos c'o galheiro, a malta toda a tocar arpa lá no reinos dos céus.
Vão ver se a tata tem ou não razão!
Ele é gajos a pegar fogo uns aos outros lá na Grécia, nem pensar de abdicar do 13º ordenado ou ir para a reforma aos 65 anos, quero cá saber da crise.
Ele são vulcões aos peidos a dar cabo das companhias aéras/turismo/negócios/comércio.
Ele é sócrates a chamar mansa à tia do esquerdas-azedórevoltado-desdádolescencia, coitadita, que não tem culpa nenhuma e provavelmente nem sabe ler.
Xacáchegar o Retzin-não-sei quê a Lisboa, todo ele vestido de branco tal e qual versão JC milionário, que vão ver se não é exactamente isso que ele vem dizer ao tuga!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bem-Vinda Teresinha!
Faz um esforço, o mundo espera-te. Os olhos estão postos em ti minha pequenina, em ti que vens imaculada, vestida de esperança. Não te assustes, o mundo às vezes é mau, mas estamos cá todos para ti e por ti.
Bem-Vinda Teresinha. A tua mãe tem no coração um espaço grande só para ti. E o teu pai também. Há 9 meses que te esperam. E nós tambem, minha pequerrucha.
Vamos embora minha querida. Queremos ver a tua carinha! E as tuas mãozinhas. Coisa querida!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Navegando no imaginário (III)

Noite lá fora, mas ainda era cedo. Tinha apanhado 7 pirilampos que voavam no quarto fazendo-a sorrir.
"Querido menino Jesus. Hoje portei-me mal porque não deixei a mana brincar com a minha boneca, mas dei uma flor à minha avó. Eu sei que não é desculpa Jesus, mas prometo-te que vou portar-me melhor amanhã. Queria só pedir-te para dares arco iris aos meninos que choram porque não podem comer bolicaos. Hoje vi na televisão um menino que estava muito triste e perguntei à minha mãe o que é que ele tinha e ela disse que era porque tinha fome e que eu não devia deitar comida fora. E eu juro que não deito mais, só se for cenoura cozida'tá bem Jesus? Agora estou com sono vou dormir. Anjo da Guarda minha companhia, guardai minha alma de noite e de dia. Ámen..."
E devagarinho, iluminada por pirilampos, ela voou para um sonho leve, cor de rosa e sem meninos com fome. Porque nos seus sonhos, o meninos Jesus dava bolicaos a todos.
Boa Noite...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

ora então muito bom dia.
estou oficialmente c'a neura.
desfiz o meu armário para me conseguir vestir.
cum caneco.
odeio as segundas feiras.