sexta-feira, 25 de maio de 2012

A minha mãe é hippie

Já aqui fiz um relato ou outro sobre o especime que me trouxe ao mundo. Mi madre é das hippies jenuinas que prái andam. Oriunda dos anos 70 é fã de calças largas e coloridas, panos ao pescoço e puseiras nos pés. Continua convencida que os Doors hão-de cá vir actuar, sonha com a India, borrifa-se de jasmim e colecciona pedras do castelo dos mouros.
A minha mãe vive num casinhoto amoroso à beira mar, coisa pequena, alias minúscula que tem direito a um mini jardim de inverno (vulgo varanda carregada de plantas), toneladas de bugigangas, duas tartarugas e um  cão que à primeira vista parece um boi e age como se fosse um cachorro de 3 meses.
Para além de toda esta trapalhada, a minha mãe faz-me o jantar, cuida-me do miúdo e ainda leva coices da minha avó, que agora mora na porta em frente à dela e lhe entra a todos os segundos pela sala a dentro a pedir satisfações. Maneiras que a vemos entre as passeatas ao urso polar que a arrasta pela praia fora, toneladas de roupa que trata para mim e para os meus avós, massagens aos pés dos pescadores reformados e aos quais não cobra porque são mais miseráveis que ela, idas às compras e Rabanadas à mistura, a sua ultima paixão. Última não. Penultima.
Há três dias atrás, vou com o Rabanadas a casa da minha mãe e ela arrasta-me para o quarto dela. Entro de lado, porque a porta não abre toda por causa de troncos com musgo que ela tem como decoração, passo por cima de um buda de madeira e chego ao seu cantinho, que é uma comoda com velas, fotografias, e santinhos, e no cantinho, perto da janela que dá para a praia está uma gaiola com um pardal pequenino.
_ Bebé olhe o piupiu da avó, NÃO É DE SE COMER??????
Digo que sim, que é, porque realmente tenho uma adoração por pássaros e em miúda criámos precisamente um pardaleco que de tão manso que era andava solto em casa e dormia no meu ombro enquanto eu fazia os TPC's. Mas relembro-a que é um bicho carente que tem de ser alimentado de 5 em 5 minutos.
_E eu não sei?! Ás 5 da manhã acordo com piupiupiu, e lá está ele esganado a abrir o bico.
Maneiras que lá andava ela feliz da vida com o piupiu numa caixinha atrás dela para todo o lado.
Hoje de manhã...
_ Tou. Olhe... O piupiu morreu.
Eu riu-me.
_Não se ria. Estou mesmo triste... Porque será que ele morreu? Estava a comer tão bem?... Estou mesmo triste juro...
_ Sei lá mãe, é dificil criar pardais..
_ Eu cá acho que foi frio... Ontem à noite tive mesmo para o deitar comigo que ele estava com as penas todas eriçadas, mas achei que se calhar "o senhor" (seu companheiro) não ia gostar... Merda. Tenho de começar a fazer aquilo que sinto!

Passaro. Bebé. Na cama. E eu sei que ela era capaz. Oh se sei! 

1 comentário: