quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Avózinha de mê coração

- Bom dia.
- Bom dia menina, então o que vai ser hoje?
- Hum... sabe tenho estado a ver a minha avó, e queria aquilo que ela tem pff.
- Vai ter de ser mais especifica menina, a sua avó tem tanta coisa...
- Sim, eu sei, a minha avó é a maior, mas o que eu queria é o tempero que faz dela uma receita tão maravilhosa!
- Como assim?... A boa disposição? A força? A persistência? O humor?
- Não, não, que quero aquilo que lhe dá isso tudo! Aquilo que a transforma no sorriso quando tudo está triste, no sol quando está chover... aquilo que a faz transformar cada ano que a tenta derrubar em mais um acumular de coisas boas... Eu queria mesmo era aquela sabedoria de vida, aquela entrega recheada de bom humor, aquela veracidade em tudo o que diz sem nunca magoar ninguém... Queria saber dar o colo maravilhoso que ela sempre dá apesar dos seus quase 90 anos...
- Hum... acho que estou a ver...
- É que a minha avó consegue sempre supreender sabe? Saboreia cada golinho de vida com prazer, relembra o passado com carinho mas nunca com aquele saudosismo de quem envelhece. E apesar de quase 90 anos, continua a saber viver a vida como ninguém! Homens bonitos regalam-lhe os olhos, um copinho de wisky com um pratinho de azeitonas a ver o telejornal aquece-lhe a alma. Lê Nitche, lê João Paulo II, lê romances... vive tudo com paixão, ama tudo até à exaustão. E no entanto permanece sempre na sua serenidade calma mas nunca amorfa...
- Ai menina, o que a menina quer não lhe posso dar.. Tem de a sentir, conquistar, alimentar...
- ?...
- A menina queria fé... e isso ninguém nos oferece, a gente conquista!
- Ah...

1 comentário: