sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tu ou você, heis a questão

Conversava eu com a minha grande amiga santa quando a piquena me questiona revoltada: "VAIS TRATAR A TUA CRIANÇA POR TU OU POR VOCÊ?!"
E agora metade dos meus 3 leitores fecha o blog e cá não volta nunca mais ao descobrir que esta hipótese alguma vez foi considerada. Porque é verdade. Esta é uma discussão valente entre betos e ... como é que vocês se chamam malta? Dreads? Enfim, betos e não betos. Levantam-se fervorosos argumentos, gritos, discussões que se repetem e repetem. Porque assim não há proximidade. Porque é snob. Porque é RI-DI-CU-LO. E do outro lado há quem de facto o faça por snobisse (em casa é tu sai-me da frente, na quinta da marinha no café de Sábado de manhã é o menino sossegue deixe a mãe ver os cavalos), mas também há quem o faça por hábito. E qual é o mal? E porque é que tanta gente há-de ficar zangada? Eu e a minha ROOOOOOOOOOOSA nenuca, o meu irmão mánovo, tratamo-nos você. E eu sei que assim o é porque quando ele nasceu eu queria parecer mais crescida para poder tomar conta dele, e então tratava-o por você, para lhe mostrar como era importante e capaz de lhe ensinar as coisas da vida. E depois ficou assim para sempre. Às vezes ainda tentamos mudar mas fica esquisito. Agora diga-se de passagem poucos irmãos têm a intimidade que nós temos. E não há caralhada que fique por dizer (o que efectivamente dá um ar cómico à coisa, "Não me chateie, vá levar no cu! VÁ VOCÊ!").
Voltando à questão da minha criança. Vou trata-la por tu ou por você? Epah com franqueza que não sei, é como bem me apetecer quando a vir. Uma coisa é certa. Vou amá-la sem se não...

1 comentário:

  1. Essa discussão é REDICULA ... trata o puto por tu e quando quiseres impôr o respeito ... aí sim, trata-lo por você (assim numa de distância, taxaver?)
    Fiona

    ResponderEliminar