quarta-feira, 12 de maio de 2010

E depois dizem-me assim: "Ah, não te sabia tão católica..."
E não sou... de facto não sou. Posso dizer que tendencialmente é para lá que me inclino. Mas assim católica mesmo, não posso dizer que sou.
Tenho fases na minha vida que sinto um vazio enorme. Um vazio sem explicação. E nesses momentos invejo a minha avó, que diz ter superado a dor de uma filha 5 anos no Caramulo com tuberculose, e de um filho meses a fio em coma, graças à fé que lhe enche o coração. Uma fé racional. Racional porque ela nunca achou que foi Deus que fez prilimpimpim e os levantou da cama. Mas foi o que ela tinha dentro de si que lhe deu forças para ser mãe com "M" grande naqueles momentos difíceis. Foi o não ter desistido nunca. Foi a entrega incondicional "àquilo que Deus quiser".
E é precisamente esse sentimento que às vezes sinto falta. Assim às vezes.
Não, não vou à missa todos os domingos.
Não, não rezo todas as noites.
Não, não me confesso nem uma vez ao ano.
Mas ontem, sozinha naquele Terreiro, cheia de calor, sem rede de telemóvel para encontrar a minha mãe, num recinto que de repente fecharam, o meu coração balançou quando o Papa entrou e toda aquela multidão ergueu as bandeiras em busca de uma esperança perdida.
E não, não foi fé que senti. Foi vontade de a ter.

5 comentários:

  1. este testemunho é maravilhoso!! quem dera haver mais pessoas assim!!

    ResponderEliminar
  2. Deixaste-me cheia de pena de não ter ido, nem tentado ir, na verdade este Papa não me diz nada, pq estupidamente acho que Papa há só um e o meu já morreu...
    É que fé eu até tenho muita, não sei se tanto como a tua avó, mas espero que sim, a tolerancia e vontade de mudar é que é pouca...

    ResponderEliminar
  3. Também eu me comovi e fiquei com pena de não ter ido ontem. Identifico-me muito com tudo o que dizes em relação à tua fé e em julgar as pessoas pela fronha. De facto Bento XVI não me diz nada e se o meu Papa também já morreu espero ansiosamente a vinda de outro que me cative e que me devolva a fé perdida há muito tempo. Confesso que ontem fiz um esforço fechei-me na sala e segui atentamente a chegada do Papa e toda a Missa mas não tive nem um sinal, nada. São testemunhos como o teu e o da Nicole que me fazem pensar que ontem perdi uma grande oportunidade!!!!Um grande beijinho para as minhas queridas primas.

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso mesmo. Acho que tens um jeito natural para te explicares claramente e de forma a que te entendam. Como eu. Eu gosto de Bento XVI, apesar de a maioria das pessoas lhe apontarem o dedo sem "bagagem cultural" afinal ele está, de facto, a fazer alguma coisa em relação ao polémico caso de pedofilia na Igreja Católica.
    Adorava João Paulo II por todas as provas que deu em relação à sua bondade para com os seres humanos. e Adoro Bento XVI por mostrar que, afinal, ele FAZ alguma coisa.
    Beijinhos *

    ResponderEliminar